Certificado Digital

Saiba mais sobre o certificado digital

Para que serve o Certificado Digital?

Um certificado digital permite identificar pessoas e organizações na internet com total segurança, sigilo e privacidade. Com o certificado digital é possível assinar um documento via internet, com autenticidade e reconhecimento jurídico, simbolizando assim, total desburocratização de processos, economia de insumos, além de maior conforto e agilidade nas transações. Desta forma, a inviolabilidade de sua assinatura estará garantida.

O que é Certificado Digital?

A Certificação Digital é um conjunto de técnicas e processos que propiciam mais segurança às comunicações e transações eletrônicas, permitindo também a guarda segura de documentos. Utilizando-se da Certificação Digital, é possível, por exemplo, evitar que hackers interceptem ou adulterem as comunicações realizadas via Internet. Também é possível saber, com certeza, quem foi o autor de uma transação ou de uma mensagem, ou, ainda, manter dados confidenciais protegidos contra a leitura por pessoas não autorizadas.

Embora seja baseada em conceitos matemáticos altamente sofisticados, ela pode ser utilizada facilmente. A maioria dos sistemas de correio eletrônico e navegadores estão preparados para orientar os usuários, de forma didática, a realizar as principais operações com Certificação Digital.

Sua eficácia pode ser avaliada se considerarmos que o Sistema de Pagamentos Brasileiro, que movimenta milhões de reais a cada dia, utiliza-se da Certificação Digital para oferecer segurança na transmissão dos arquivos entre os bancos. A Certificação Digital baseia-se na existência de Certificados Digitais, que são “documentos de identificação” eletrônicos. Eles são emitidos por uma Autoridade Certificadora, que é uma entidade considerada confiável pelas partes envolvidas numa comunicação e/ou negociação.

Esses certificados podem ser emitidos para pessoas físicas ou jurídicas (incluindo Municípios), equipamentos ou aplicações, chamados de “titulares de certificados”. Resumindo: É a utilização de certificados digitais para identificação das pessoas em redes de comunicação eletrônica como a Internet e também para a assinatura digital de compromissos como contratos, pedidos, declarações, ou seja; documentos eletrônicos em geral, de forma a garantir a inviolabilidade e a identificação precisa do assinante.

Qual a diferença entre o certificado digital e a assinatura digital?

Certificado digital é uma coleção de informações com as quais uma assinatura digital é anexada por alguma autoridade certificadora que é reconhecida por alguma comunidade de usuários de Certificados

Conceitua-se assinatura digital como sendo um mecanismo digital utilizado para fornecer confiabilidade, tanto sobre a autenticidade de um determinado documento como sobre o remetente do mesmo.

O Certificado digital é um pré-requisito para a geração de assinaturas digitais com respaldo na legislação brasileira criada pela MP 2.200/2 de 29 de agosto de 2001. Esta lei definiu a presunção de validade para documentos eletrônicos assinados digitalmente com base em certificados digitais emitidos sob as regras da ICP-BRASIL. A ICP-BRASIL é um conjunto de instituições governamentais e privadas que suportam o sistema de regras para a criação, uso e verificação de certificados digitais.

Aqui você pode definir o conteúdo que será colocado na aba ativa.

Quer adquirir o seu?

Nossa equipe espera seu contato.
Contato